Oi, gente!

O bolo de hoje é delicado e gracioso, além de ser muito fácil de reproduzir. Vou te explicar como fazer...


Bolo degradê de corações com pasta americana

Bolo degradê de coração em pasta americana - Ombre heart cake

rosas em pasta americana
Eu utilizei dezenas de corações de pasta americana, de três tons diferentes (= claro, M = médio e E = escuro).
Na hora da aplicação dos corações, segui a ordem EE MM CC MM EE ... Perceba que o escuro nunca encosta no claro, fazendo um degradê suave.
Quando estava terminando a primeira fileira, percebi que não ia fechar com essa combinação. Então o encontro acabou ficando EE MMM EE, que ficou bem interessante também.

Depois eu comecei a aplicar a segunda fileira, de baixo para cima, sempre caminhando um coração para o lado direito. Segui o mesmo princípio com as demais fileiras, de baixo para cima. A combinação principal ficou assim:
   EE MM CC MM EE...
EE MM CC MM EE...

Você pode utilizar mais tons ou tentar combinações diferentes. Faça um teste com lápis de cor em uma folha de papel para decidir qual padrão usar.

Ombré Heart Cake fondant
Bolo degradê de coração e rosas em pasta americana


Produzi esse bolo no último curso que fiz, com a Isamara Amâncio. Nesse curso, Confeitaria de Bolos Artísticos Nível I, aprendi uma técnica de montagem bem interessante para bolos de um andar, que deixa o bolo consideravelmente reto sem muito trabalho.
A Isamara é uma excelente professora - muito simpática e dedicada aos alunos. Além de ser o tipo de confeiteira que gosta de técnicas simples e que dão resultado. Gosto muito disso! Você pode encontrar mais informações sobre esse e outros cursos aqui no site dela.

Gostou do bolo degradê? Garanto que fica muito charmoso mesmo sem as flores no topo, especialmente se você fizer o bolo mais alto do que eu fiz. O passo a passo das flores vai ficar para um outro post...