Quer fazer biscoitos decorados e não sabe por onde começar? Vou te dar o caminho das pedras...

biscoito amanteigado de coração


1 - O biscoito

Primeiro você precisa de uma receita de massa. Seja qual for, aconselho a não usar fermento (e nem bicarbonato), pois assim seu biscoito ficará mais crocante e reto (sem domo). Vou indicar duas que já testei e aprovei:
  
Biscoito gingerbread

Biscoito amanteigado de baunilha

Você também vai precisar de um cortador. Acredite em mim: biscoitos em formato de círculo são mais difíceis de decorar do que parece. O difícil é deixar o glacê real bem redondinho, sabe? Então escolha um cortador de algum outro formato não muito complicado (coração, nuvem, etc).



2 - O glacê real

O jeito mais prático de fazer glacê real é comprar mistura pronta e preparar conforme as instruções da embalagem. Assim você terá o glacê em consistência firme.

Então só falta acrescentar água até chegar à consistência desejada (é agora que as coisas começam a complicar).

O ponto (ou consistência) ideal vai depender de qual técnica você quer usar. Vou apresentar duas técnicas – escolha a que você achar mais interessante.

Técnica de duas consistências (por Anne Yorks)

Nesse primeiro vídeo, Anne informa que vai usar piping icing para contornar (com bico perlê número 2) e flooding icing para inundar:

 

E aqui ela mostra como são essas consistências – piping consistency (0:28) e flood consistency (2:00):

 

Anne explica que a consistência de inundar (flood consistency) é atingida quando demora 10 segundos para a linha sumir e o glacê ficar liso sozinho.


Técnica de uma consistência (por Amber Spiegel)

Amber usa bico perlê número 3 e glacê real (royal icing) em uma única consistência para contornar e inundar. Ela chama essa consistência de flood consistency e explica em seu blog  que você atinge esse ponto quando demora entre 14 e 16 segundos para o glacê real ficar liso sozinho.


Neste outro vídeo ela mostra uma decoração feita com a mesma consistência, mas com bico perlê número 2:


Uma vantagem dessa técnica é poder ajeitar o contorno do glacê com um scribe tool (ou um simples palito de dente). É por isso que essa é minha técnica preferida.



3 - A decoração

Não se esqueça de escolher previamente alguma decoração bonita e simples de fazer! Também não se esqueça de usar adaptador para bico (matriz), pois isso pode evitar uma bela bagunça.

Se você for aplicar uma segunda camada de glacê, precisa deixar a primeira camada secar antes (a menos que você esteja fazendo uma decoração tipo wet-on-wet).



4 - A secagem

Depois de decorados, seus biscoitinhos precisam secar. Você pode deixá-los por 5 minutos em forno bem baixo com a porta aberta, apenas para acelerar o processo de secagem. Depois deixe eles secando sozinhos por pelo menos 8 horas. 



5 - Que tal decorar com pasta americana?

Você também pode começar fazendo biscoitos decorados com pasta americana! É muito mais fácil e o resultado é bacana também. Até as crianças podem participar da decoração! Veja só alguns biscoitos que meus sobrinhos pequenos fizeram:

biscoitos decorados com pasta americana


Gostou das dicas? Deixe um comentário!!


Deixe um comentário!!