O que é açúcar impalpável? E essa tal de massa para flores? Quem está dando os primeiros passos na confeitaria artística pode ficar perdido com alguns termos. Por isso decidi criar este pequenino glossário.

Você tem alguma sugestão? Escreva para mim nos comentários! Aos poucos eu irei melhorar e ampliar esta lista.


açúcar impalpável - um tipo de açúcar extremamente fino e que contém amido de milho em sua composição (cerca de 3%). É bastante usado para manipular as pastas de açúcar.

adaptador para bico de confeitar - também chamado de matriz. Serve para que você consiga trocar de bico enquanto trabalha, quando o saco de confeitar está cheio. Também é muito útil para confeitar biscoitos com glacê real, pois deixa o bico fixo, evitando que o glacê em ponto fluido escorra e faça uma bagunça!

bailarina - base giratória própria para confeitar.

esteca - instrumento utilizado para modelar. Existem diversos tipos: boleador, faca, etc. Você encontra kits facilmente em lojas de confeitaria ou de artigos para artesanato.

glacê real - feito à base de açúcar e clara de ovo, é utilizado principalmente para decorar bolos e biscoitos. Fica bem duro após secar. O jeito mais prático de fazer esse glacê é utilizar a mistura (industrializada) para glacê real e água, conforme as instruções do fabricante.

massa elástica - pasta de açúcar semelhante à pasta americana. Ela é utilizada principalmente para fazer laços e drapeados, pois confere textura de tecido à esses detalhes. Também pode ser utilizada para modelagens.

massa para flores - pasta de açúcar semelhante à pasta americana, porém mais dura. Como você deve imaginar, foi criada para fazer flores comestíveis, mas pode ter várias outras aplicações em modelagens. Ela pode ser aberta bem fininha e seca muito rápido, o que permite manter as modelagens facilmente. É similar à gum paste utilizada nos EUA.

matriz - veja adaptador para bico de confeitar.

pastas de açúcar - pastas comestíveis feitas à base de açúcar. As que eu conheço bem são: pasta americana, massa elástica e massa para flores.

pasta americana - pasta de açúcar utilizada principalmente para cobrir bolos. Nos EUA é chamada de fondant.


Um Comentário