Gosto muito da combinação de cores desse bolo. É tão harmônica e graciosa!

Bolo barco a vela - boat cake buttercream
Essa foi a primeira vez que fiz uma cobertura de bolo com bico de confeitar. Usei um bico pequeno, tipo francês. A cobertura é buttercream (creme de manteiga).

Demorei bastante tempo para confeitar o bolo, de forma que a cobertura esquentou um pouco e ficou mais mole que o ideal. Por isso as laterais não ficaram tão firmes, mas o topo ficou como eu esperava e agora já sei como lidar melhor com esse tal de buttercream. :)

Bolo barco a vela - boat cake buttercream

A propósito: conforme o livro Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla, você pode escrever barco a vela ou barco à vela (está correto tanto com crase como sem). Curioso, não?


Eu fiz esses cupcakes para o aniversário do meu sobrinho mais novo. Ele gosta muito de ferramentas (de verdade!).

cupcakes de ferramentas - serrote, martelo, chave de fenda

Para conseguir esse efeito metálico, eu pintei os toppings com a mistura de um pó prateado para decoração de alimentos (Pearl Dust da Wilton) e óleo de cozinha.

cupcakes de ferramentas - serrote, martelo - handsaw, hammer

O cabo da chave de fenda foi feito em pasta americana, mas eu tive um pequeno problema com isso. A pasta americana é muito sensível à umidade do ar e, em pouco tempo, ela começou a "chorar" e amolecer. Por isso esses cabinhos verdes têm aspecto brilhante nas fotos. Confesso que não me lembro como estava o clima, mas essa situação tende a acontecer em dias chuvosos. O que me lembro bem é que decidi continuar o trabalho com massa para flores (que é bem parecida com a pasta americana, mas é mais durinha e seca mais rápido). Por isso o martelo, o serrote e a ponta da chave de fenda foram feitos com essa massa. Se você demorar para modelar os toppings, uma casquinnha começa a se formar. Mas você pode adicionar um pouquinho de água (apenas molhe os dedos), misturar bem e continuar o trabalho. Você encontrará essa massa em grandes lojas de artigos para confeitaria, principalmente na internet.

cupcakes de ferramentas - serrote, martelo, chave de fenda

Há quem use massa elástica (um meio termo entre pasta americana e massa para flores) em modelagens comestíveis. Ainda estou testando essa alternativa, mas acredito que todos os três materiais podem ser usados, dependendo do efeito que você quer atingir e do clima no dia de trabalho. É questão de testar e descobrir o que funciona melhor.

E você? Qual material gosta de usar?


Ah.... a infância! A minha teve muitas tardes jogando Mario Bros com meu irmão. Hoje eu nem ligo muito para jogos, mas ele virou um colecionador! Então, no último aniversário dele eu fiz esses bolinhos para comemorarmos!

Cupcakes Super Mario Bros

Cupcakes Super Mario Bros

A base dos toppings (em azul) foi feita em pasta americana. A maioria dos personagens também, com a ajuda de um pouco de CMC (um espessante para fins alimentícios). Alguns personagens foram feitos com massa para flores.

Cupcakes Super Mario Bros

Esses foram os primeiros cupcakes que fiz, então dá para perdoar os queimadinhos nas forminhas, não dá? Os toppings deram bastante trabalho, mas gostei muito do resultado. =)